16 junho 2007

Pão de Forma com Tomate-Seco

Esta receita é do Sesi, testei e ficou igualzinho a figura. É muito fofo e saboroso.










Ingredientes:
massa
½ xícara (chá) de leite
1 tablete (15g) de fermento biológico
1 colher (sopa) de açúcar
4 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
½ xícara (chá) de manteiga
1 ovo
½ xícara (chá) de molho de tomate
1 colher (chá) de sal recheio
300g de tomate seco picado
1 xícara (chá) de manjericão picado

Modo de Fazer:
Leve ao fogo uma panela e amorne o leite. Despeje em uma tigela, junte o fermento e o açúcar e mexa até dissolver o fermento. Acrescente 1 xícara (chá) de farinha de trigo e misture até ficar homogêneo. Cubra a tigela com filme plástico e deixe a massa descansar, em local aquecido, por 30 minutos. Em seguida, junte a manteiga (reserve 1 colher de sopa), o ovo, o molho de tomate e o sal. Misture e adicione, aos poucos, o restante da farinha de trigo. Amasse bem e transfira a massa para uma superfície plana e enfarinhada. Sove por 10 minutos, ou até a massa ficar lisa e desgrudar das mãos. Coloque a massa novamente na tigela, cubra com filme plástico e deixe crescer, em local aquecido, por 30 minutos, ou até dobrar de volume. Abra a massa grosseiramente com as mãos em uma superfície enfarinhada. Espalhe os tomates secos e o manjericão. Enrole a massa como um rocambole. Com a manteiga reservada, unte uma assadeira para pão de fôrma, com capacidade para 3 litros. Coloque o pão e deixe crescer, em local aquecido, por mais 30 minutos. Cerca de 10 minutos antes de assar, ligue o forno à temperatura média. Leve o pão ao forno por 45 minutos, ou até ficar firme e dourado.

Um comentário:

Elvira disse...

Que blog delicioso que você tem! Adorei! :-)

Agradeço pelo link que colocou para o meu, o Elvira's Bistrot. Também vou colocar um link para o seu quando o Blogger - que está com um problema - me deixar mexer no modelo.

Já agora, não se quer juntar à nossa comunidade de blogues gastronómicos em língua portuguesa...? Basta cadastrar-se como usuária e depois submeter o seu blog. É aqui: http://www.cozinhasdomundo.com/

Um abraço de Portugal.