02 julho 2011

Quiche de Abobrinha





Abobrinha é um legume que eu adoro, mas meu marido detesta refogadinho. Então, eu sempre preciso arrumar um jeito de preparar de forma diferente, de maneira que ele num perceba o sabor, que é suave, por sinal.

Como estava muito frio aqui em São Paulo, fiz uma sopa de legumes, e o quiche de abobrinha.

A receita eu peguei numa revista especial da Nestlé, Revistas no Relógio com Creme de Leite Nestlé. Há alguns anos eu ganhei esta revista, nem sei de quando é, mas tem bastante receita interessante, pra fazer no dia-a-dia, tem receitas de 10, 30 e 50 minutos. Quando puder, publico mais alguma receita desta revista.

Aí vai a receita:

Massa:
1 1/2 xícara de farinha de trigo
2 colheres de sopa de manteiga
1/2 lata de creme de leite Nestlé
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de Fondor Maggi

Recheio:
2 abobrinhas grandes raladas (aproximadamente 2 xícaras - eu ralei no ralo fino)
3 ovos
1 xícara de chá de queijo suíço picado (eu usei mussarela, mas queijo branco picadinho também fica bom)
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
1/2 lata de creme de leite Nestlé
1 colher de sopa de farinha de trigo
1/2 colher de sopa de Fondor Maggi

Modo de Preparo:
Peneire a farinha em um recipiente, faça uma cova no centro e coloque a manteiga, o creme de leite, o fermento e o Fondor. Vá amassando suavemente até obter uma massa lisa, que não grude nas mãos. Deixe descansar por 30 minutos. Abra a massa entre dois sacos, forre o fundo e as laterais de uma forma de aro removível (aproximadamente 25cm de diâmetro), apertando com os dedos e formando uma borda. Faça furos com um garfo no fundo da forma eleve para assar em forno médio (180ºC), pré-aquecido, por cerca de 20 minutos.

Enquanto a massa assa, prepare o recheio. Em uma tigela, coloque os ovos, os queijos, o creme de leite, a farinha de trigo e o Fondor. Misture bem. Acrescente as abobrinhas raladas e misture. Despeje sobre o fundo da massa pré-assada e leve ao forno médio por cerca de 40 minutos a 1 hora, ou até que a superfície esteja dourada. Sirva bem quente.

Dicas: o queijo suíço (gruyère ou emmenthal) pode ser substituído por mussarela, queijo branco (testado e aprovado), ou prato; Se preferir, use um pacote de massa folhada pronta (400g) para fazer o fundo da torta e fure-a com um garfo antes de assar; No recheio, pode-se tirar o Fondor e acrescentar 1 colher de chá de sal.

Esta receita fica maravilhosa! Super aprovada e fácil de fazer. Faço sempre que posso. Na foto não deu para visualizar direito, mas ele fica aerado, com a textura de um suflê, e os pontos dourados são do queijo que gratinou. Rende até 12 porções.

Até a próxima!

Nenhum comentário: