16 junho 2007

Bolo de Tâmaras - Stick Toffee Pudding

Este bolo-pudim ei tirei de um site porque achei interresante, sem dizer que, eu não sabia o que fazer com as tâmaras que eu tinha já há algum tempo em casa. O interresante é que sobre a massa vai uma certa quantidade de liquido, que assusta, mas no final o bolo absorve todo o liquido. O bolo não fica seco, ele fica cremoso no meio, tipo um petit gateau. Ele é ideal para ser servido quente com uma bolo de sorvete de creme. Eu traduzi a receita original e testei.










Ingredientes:
massa
175g de farinha
1 colh.(chá) de fermento
100g de açúcar mascavo
1 copo de leite
1 ovo
1 colh.(café) de baunilha
2 colheres sopa de manteiga
200g de tâmaras picadas

calda
200g de açúcar mascavo
2 colh.(sopa) de pedacinhos de manteiga
500ml de água fervente

Modo de Fazer:
Preparo da massa:

Misture os ingredientes secos da massa em um recipiente e os líquidos em outro (a manteiga é derretida), adicione os líquidos aos sólidos colocando as tâmaras no final. Unte um pirex fundo, não muito largo, com manteiga e despeje a massa.
Preparo da calda:
Sobre a massa espalhe o açúcar mascavo, disponha os pedacinhos de manteiga sobre a camada de açúcar e coloque a água fervente sobre tudo isso com cuidado.
Leve ao forno (190C) por +ou- 45 minutos. Não se assuste, a massa vai crescer e absorver parte do líquido, deixando uma calda espessa. Sirva morno.

Nenhum comentário: