29 setembro 2011

Feijão Tropeiro


Gente, essa receita é super fácil de fazer... E é deliciosa... Não é muito light, é verdade, mas uma vez na vida num mata ninguém....  
O cheiro e sabor são maravilhosos...Peguei numa revista, mas nem me lembro o nome, faz bastante tempo... Meu marido adora... Anota aí....

Ingredientes:
3 linguiças tipo calabresa raladas
200gr de bacon picado em cubinhos
1 cebola picada
3 colher de chá de alho picado
1 colher de sopa de cheiro verde picado
1 colher de sobremesa de cebolinha picada
1 xícara de feijão fradinho (ou de corda)
1 maço de couve-manteiga em fatias bem finas
farinha de mandioca torrada a gosto
1 colher de sobremesa de azeite
1 1/2 colher de chá de sal
1/2 colher loro em pó (ou folhas de loro)
1 colher de cominho em pó

Preparo:
Em uma panela de pressão, coloque o feijão, 1 colher de chá de sal, o loro, o cominho, e água suficiente para cozinhar o feijão, cerca de 4 a 5 xícaras. Tampe a panela e leve ao fogo alto, e quando começar a ferver, abaixe o fogo e cozinhe por mais 40 minutos. Se o feijão já estiver de molho, diminua esse tempo para 25 minutos. Reserve o caldo e o feijão separados.
Em uma panela, coloque o azeite e 1 colher de chá de alho. Acrescente a couve, 1/2 colher de chá de sal e cerca de 1/3 de xícara de água. Tampe a panela, e cozinhe, mexendo de vez em quando. Mas não cozinhe muito, deixe que ela ainda fique bem verdinha e crocante. Reserve.
Em outra panela, coloque o bacon picado e mexa até k ele já esteja quase douradinho. Acrescente a linguiça, a cebola e o alho restante, e continue mexendo até que tudo fique refogado. Adicione a salsinha e cebolinha, misturando. Aos poucos, vá acrescentando a farinha de mandioca, vai ficar bem sequinho, então, adicione o feijão, mexa mais um pouco, e depois o caldo do feijão aos poucos também. Vai virar uma pasta, a cara realmente não é das melhores, sendo muito estranho pra quem vê pela primeira vez. Desligue o fogo e acrescente a couve aos pucos, sem parar de misturar.

Dica: Sirva com arroz branco ou integral e batatas assadas ou palha. Pra ficar com um sabor melhor e mais nutritivo, prepare em uma panela de ferro. Eu uso sempre uma panela de pedra que trouxe de Visconde de Mauá (saudades!!!). Bom apetite!!! Beijos.

Nenhum comentário: